Promoções no varejo omnichannel



Promoções no varejo omnichannel

Realizar promoções sempre foi um recurso importante para atrair clientes e gerar vendas no varejo. O desenvolvimento de pontos de contato online com o consumidor pode ter mudado muitas coisas, mas a importância das promoções continua grande: nos Estados Unidos, mais de três quartos dos consumidores lembram de uma marca por causa de uma ação promocional de que participaram no último ano. Para gerar awareness, promoções são mais relevantes do que publicidade, especialmente no online. Não é à toa que podemos dizer que as promoções são o combustível do varejo online.

Consumidores que se engajam com as marcas em múltiplos pontos de contato são ainda mais valiosos para o varejo. Um estudo realizado com 46 mil consumidores mostra que os indicadores mais importantes, como taxa de conversão e tíquete médio, são maiores em clientes que utilizam mais de um canal para se relacionar com as empresas. Os consumidores omnichannel gastam em média 4% mais por visita em uma loja física e 10% mais online. Além disso, em seis meses visitam as lojas 23% mais que clientes monocanal e recomendam mais as marcas para outros.

Por isso, o pensamento promocional do varejo precisa migrar de uma visão fragmentada, que ignora as interações com clientes ocorridas em outros meios, para adotar uma visão integrada. Nessa visão, promoções realizadas online não necessariamente desencadeiam compras no site ou pelo aplicativo, assim como ações desenvolvidas no ponto de venda físico nem sempre geram uma compra na loja.

Comentários