Obtendo agilidade e flexibilidade no e-commerce


Como ter agilidade e flexibilidade em seu e-commerce

As áreas de TI das empresas estão assumindo funções cada vez mais estratégicas e menos operacionais. Acelerar esse processo depende, em grande parte, de repensar a estrutura, a forma de trabalho e as soluções utilizadas para garantir o desenvolvimento dos negócios. O uso de APIs é uma maneira de reduzir a complexidade do ambiente de TI e dar agilidade e flexibilidade para que a empresa consiga se adaptar às mudanças do mercado.

Em segmentos de grande complexidade e alta competição, como é o caso do varejo online, desenvolver internamente todas as soluções é uma forma segura de ficar para trás na disputa pelos clientes. Isso dá mais valor a recursos que possam ser plugados aos sistemas e rapidamente tragam novas funcionalidades ao e-commerce. É o que acontece com as APIs: o uso de recursos de geolocalização, por exemplo, permite que clientes encontrem rapidamente a loja física mais próxima. E é muito mais simples adotar a API do Google Maps do que desenvolver sozinho toda essa infraestrutura. O mesmo para meios de pagamento, cálculo do frete dos Correios, conexão a redes sociais e disponibilização do sortimento em marketplaces.


APIs no e-commerce

Ao usar APIs para integrar serviços de terceiros, ganha-se agilidade e reduz-se o tempo de desenvolvimento de produtos, diminuindo custos. A ideia é que as empresas, em vez de redescobrir caminhos e reinventar soluções e processos, adotem as melhores práticas do mercado e acelerem sua evolução. Considerando que o varejo está em contato direto com o consumidor e, por isso, precisa se adaptar rapidamente às mudanças de comportamento do público, o setor precisa ter agilidade para incorporar novas tendências de mercado e explorar novos recursos.

É o que acontece na VTEX, que desenvolveu sua plataforma com uma série de APIs abertas, permitindo que lojistas e parceiros realizem integrações altamente customizáveis de acordo com suas necessidades de negócios. Isso permite que as empresas tenham flexibilidade para buscar novos caminhos e utilizem a plataforma para alavancar seus negócios.

Comentários