O Email Marketing está mudando

O Email Marketing está mudando

Entra ano, sai ano e sempre escutamos notícias e perguntas aqui na Return Path sobre o fim do e-mail, a substituição por outros canais, entre outros questionamentos. Apesar deste contexto, o que vemos na prática é um crescimento e fortalecimento do canal, ano após ano. Temos vários materiais sobre isso em nosso blog, mas uma coisa é inegável: apesar do e-mail não estar em declínio, ele está mudando! Sempre! Ao meu ver, isso faz o canal continuar crescendo e evoluindo, o que é bom para os bilhões de usuários de caixas de e-mail e ótimo para quem faz email marketing de qualidade!

De fato, estamos entrando em uma nova era do Email Marketing, muito interessante e inteligente, que na Return Path batizamos de “Era da Confiança”. Como você pode ver na figura abaixo, essa não é a primeira (e certamente não será a última) “era do e-mail”, e nós sempre estivemos presente em cada uma delas com soluções inovadoras para se adequar ao mercado.

Depois da “Era do Conteúdo” e as populares listas de “palavras SPAM”, entramos na “Era da Reputação”, onde surgiram as autenticações como SPF e DKIM, itens sobre os quais temos diversos artigos em nosso Help Center. Atualmente estamos saindo do “Era do Engajamento” e migrando para a “Era da Confiança”, onde o que conta é o que chamamos de Engajamento Relativo, abastecido por Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina.

Comentários