Como o ERP pode ajudar no processo de recrutamento e seleção das empresas?



O processo de recrutamento e seleção é realizado pela área de Recursos Humanos, que é o setor responsável por atrair os melhores candidatos para ocupar os cargos da empresa. Esse processo é de grande importância. Afinal, trata-se de trazer os maiores talentos para dentro da corporação. Dessa forma, é possível garantir que exista um diferencial em relação aos concorrentes, já que uma empresa que conta com funcionários alinhados à sua cultura e estratégia tem grande potencial de sucesso.

Diante da transformação digital sofrida por todo o mercado pelo surgimento de novas tecnologias, o departamento de recrutamento e seleção precisou se atualizar. A evolução tem sido marcada pelo uso de novas ferramentas e metodologias, que tornaram o processo de recrutamento e seleção ainda mais ágil, inteligente e estratégico, não só na atração de novos profissionais, mas também na relação com os funcionários já existentes.

Quer entender como o People Analytics e a adoção de um sistema de gestão podem ajudar no processo de recrutamento e seleção da sua empresa? Então, continue a leitura e confira!

Descubra o que é People Analytics
O People Analytics é uma metodologia criada para coletar, organizar e analisar dados sobre os funcionários de determinada empresa. Por meio desse processo, é possível que o setor de RH consiga prever comportamentos, conhecer mais de perto os seus funcionários, ter mais acesso aos ajustes que podem ser realizados e também a informações que podem ajudar na criação de ações específicas e mais acertadas.

Digamos que o setor de RH está percebendo que os seus funcionários não estão engajados e, por isso, gostaria de criar ações de motivação. Diante desse fato, o People Analytics pode ajudar, visto que, pela coleta de dados, será possível verificar os pontos críticos e traçar ações eficazes e focadas na retenção e no engajamento da equipe.

Portanto, o People Analytics é uma ferramenta essencial, pois é capaz de auxiliar na tomada de decisão, na prevenção de comportamentos, na melhoria da eficácia do processo de recrutamento e seleção, na análise de desempenho dos funcionários, na captação de talentos, entre outros. Diante dos benefícios citados, a consequência é apenas uma: colaboradores felizes, motivados e em sintonia com a empresa.

Entenda as vantagens do ERP para o processo de recrutamento e seleção
ERP (Enterprise Resource Planning/Planejamento de Recursos da Empresa) é um software corporativo que torna possível que todas as informações de uma empresa estejam concentradas em um só lugar. Esse sistema de gestão empresarial abrange todas as áreas de uma organização, seja administrativo, seja operacional. Essa tecnologia traz diversos benefícios como: simplificação de processos, tomada de decisões mais corretas, controle de custos e prazos, maior eficiência e produtividade, entre outros.

Quando se trata do setor de RH especificamente, esse sistema de gestão integrada só tem a acrescentar, sendo uma excelente ajuda tecnológica para lidar com o significativo volume de dados e informações que são produzidos diariamente, como cargo, salário, data de admissão, desempenho, entre outros. O sistema pode auxiliar no processo de recrutamento e seleção em diversos momentos, como os destacados abaixo:

• na análise de equipes por departamento;
 na verificação da necessidade real de contratação;
 no armazenamento de dados e informações para a seleção de novos colaboradores;
 na criação de filtros para análise de currículos;
 na automação de processos;
 na tomada de decisões a respeito de demissões ou promoções;
 na análise da carência de mão de obra;
 na otimização do tempo, fazendo com que os profissionais de RH gastem menos tempo com burocracias;
 na gestão das horas extras ou folgas obtidas por cada colaborador;
 na redução de erros humanos.

Comentários